PROTEÇÃO E SEGURANÇA DA MULHER

Tivemos grandes avanços e vamos investir ainda mais!

Projeto MG Mulher tem 3 frentes

A) Aplicativo de informações e com a possibilidade da mulher georreferenciar seu pedido de ajuda.

B) Monitoramento 24 horas por dia de homens enquadrados na Lei Maria da Penha. Minas Gerais é um dos primeiros estados do país a implantar este dispositivo, através de ação coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Atualmente, 464 agressores são monitorados por meio de uma tornozeleira eletrônica; as vítimas portam um dispositivo móvel semelhante a um celular. Caso a mulher se afaste do perímetro de segurança ou o agressor se aproxime dela, a PM é acionada e se desloca até onde está o agressor e, ao mesmo tempo, faz contato com a mulher. O trabalho é feito para garantir que ela esteja bem e protegida a uma distância segura do agressor.

C) Um grupo que estuda e avalia a violência contra a mulher e, nesse sentido, é propositivo para melhorias na política pública de prevenção.

Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher

Em 2021, o Cerna realizou 2.483 acompanhamentos para 254 mulheres que sofreram violência doméstica ou de gênero, oferecendo atendimento psicossocial na unidade. De janeiro a julho de 2022 foram realizados 1.177 acompanhamentos para 196 mulheres.

Projeto Banco de Empregos – A Vez Delas

Plataforma digital de promoção de emprego a mulheres vítimas de violência doméstica no estado.