Nova sede da Farmácia de Minas em Belo Horizonte é entregue

Crédito: Gil Leonardi/Novo-30

Local tem capacidade para atender 2,5 mil pessoas por dia e o objetivo é acabar com a fila na rua, como acontecia no antigo endereço.

Muita organização. Foi assim que o caminhoneiro aposentado Geraldo Carlos de Abreu definiu a infraestrutura de atendimento da nova sede da Farmácia de Minas, em Belo Horizonte. A unidade foi transferida para um local totalmente adequado para receber a população que retira a medicação distribuída gratuitamente. Com investimento da gestão Romeu Zema (Novo-30), o edifício tem ambiente climatizado e melhor acessibilidade, tanto estrutural como de transporte público.

O serviço saiu da Av. do Contorno, no bairro Gutierrez, e foi entregue, nesta segunda (22/8), no bairro Carlos Prates, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.777. O novo local tem capacidade para realizar 2,5 mil atendimentos por dia, das 7h às 19h. Em 2018, eram 1,8 mil atendimentos/dia. O objetivo é acabar com as filas que se formavam na parte de fora da antiga sede na Contorno.

“Agora, a nova Farmácia está mais central e localizada ao lado da estação do metrô. Mas, o grande diferencial é o treinamento da equipe. Tirei a senha e recebi meus medicamentos em menos de 5 minutos”, disse Geraldo.

Descentralização

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) planeja há dois anos a descentralização do serviço. São 689 farmácias administradas pelos municípios integradas à rede estadual, sendo que 28 unidades são administradas pelo Estado e funcionam na central da Superintendência Regional de Saúde, na capital.

Com investimento estadual de mais de R$ 50 milhões, cerca de 500 municípios aderiram ao programa de regionalização da Farmácia de Minas para construir e custear as novas unidades.

Olhar diferenciado

Crédito: Gil Leonardi/Novo

Para a técnica de Enfermagem, Marlene Moreira, a mudança trouxe melhorias para todo mundo, principalmente no rápido atendimento. “O governo aumentou o número de atendentes. Minha avaliação é nota mil. Isso demonstra que a gestão do governador Romeu Zema tem um olhar para quem necessita”, afirmou.

Já para a costureira Laura Maria do Espírito Santo, o serviço que já era bom ficou ainda melhor. “Sempre fui bem atendida na Farmácia de Minas, mas a avaliação do primeiro dia no novo endereço é excelente. Estava agendado para retirar os medicamentos às 8h, são 7h20 e já estou indo embora”, disse a costureira.

Na gestão Zema, foram inauguradas 91 unidades da Farmácia de Minas em todo o estado. Aumento de 40% se comparado à gestão anterior, que abriu 65 unidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn